sábado, 28 de agosto de 2010

Sucintamente alertando

Porque que é tão difícil lidar com as nossas inseguranças. Puxa vida! Deveria ser mais fácil, !?

Hoje vivenciamos a era do medo, onde pessoas a cada dia vêm sentindo mais deprimidas, e quem nos mostra isto são os balanços de vendas de medicamentos antidepressivos.

É importante fixar que a depressão não seleciona nenhum perfil especificamente, mas vemos que em países ricos o consumo de drogas antidepressivas é maior.

Essa doença acontece quando ocorre um desequilíbrio químico no cérebro que pode ser ou não hereditário (e quando é hereditária pode atravessar gerações), mas também podem ser desencadeadas por um trauma. Algumas mulheres adquirem logo após o parto, e há outras razões mais pra que a doença se “instale”.

Até hoje em dia não encontraram cura, mas meios pra que se viva de forma um pouco mais agradável, se é assim que pode si dizer.

Mas o importante de toda essa história, é que devemos constantemente nos observar, não a nada e nem ninguém melhor do que nós mesmos pra nos checar. Se eu não engano foi Aristóteles quem nos deixou o legado do ouvir, do odor, e do tato.

Os Estados Unidos digeriu e muito bem o que Aristóteles utilizava para diagnosticar, tanto que instituiu uma lei, que todos os vasos sanitários devem ser brancos pra que assim o individuo tome conta da própria saúde, pois assim poderá observar de fato a coloração de seus excrementos, e assim observar algo estranho. Dessa forma vejo que os americanos em parte deixam de jogar a saúde nas mãos dos médicos puro e simplesmente.

De qualquer forma, há quem vá ao medico e mal conseguem dizer o que sentem quando este lhes pergunta, a conclusão que se chega é que as pessoas não se observam de maneira nenhuma.

Mas, retornando ao assunto de medo, depressão, podemos tirar uma pequena conclusão, ou seja, que a falta de atenção deixa agravar todo e qualquer problema, pois a depressão diagnostica tardia faz com que o índice de suicídio aumente cada ano, e que a vivencia e convivência com individuo sem tratamento torne muitas vezes insuportável.

E vai um alerta pra quem acha que depressão é frescura, TODOS ESTAMOS SUJEITOS A ELA!