sábado, 28 de agosto de 2010

Sucintamente alertando

Porque que é tão difícil lidar com as nossas inseguranças. Puxa vida! Deveria ser mais fácil, !?

Hoje vivenciamos a era do medo, onde pessoas a cada dia vêm sentindo mais deprimidas, e quem nos mostra isto são os balanços de vendas de medicamentos antidepressivos.

É importante fixar que a depressão não seleciona nenhum perfil especificamente, mas vemos que em países ricos o consumo de drogas antidepressivas é maior.

Essa doença acontece quando ocorre um desequilíbrio químico no cérebro que pode ser ou não hereditário (e quando é hereditária pode atravessar gerações), mas também podem ser desencadeadas por um trauma. Algumas mulheres adquirem logo após o parto, e há outras razões mais pra que a doença se “instale”.

Até hoje em dia não encontraram cura, mas meios pra que se viva de forma um pouco mais agradável, se é assim que pode si dizer.

Mas o importante de toda essa história, é que devemos constantemente nos observar, não a nada e nem ninguém melhor do que nós mesmos pra nos checar. Se eu não engano foi Aristóteles quem nos deixou o legado do ouvir, do odor, e do tato.

Os Estados Unidos digeriu e muito bem o que Aristóteles utilizava para diagnosticar, tanto que instituiu uma lei, que todos os vasos sanitários devem ser brancos pra que assim o individuo tome conta da própria saúde, pois assim poderá observar de fato a coloração de seus excrementos, e assim observar algo estranho. Dessa forma vejo que os americanos em parte deixam de jogar a saúde nas mãos dos médicos puro e simplesmente.

De qualquer forma, há quem vá ao medico e mal conseguem dizer o que sentem quando este lhes pergunta, a conclusão que se chega é que as pessoas não se observam de maneira nenhuma.

Mas, retornando ao assunto de medo, depressão, podemos tirar uma pequena conclusão, ou seja, que a falta de atenção deixa agravar todo e qualquer problema, pois a depressão diagnostica tardia faz com que o índice de suicídio aumente cada ano, e que a vivencia e convivência com individuo sem tratamento torne muitas vezes insuportável.

E vai um alerta pra quem acha que depressão é frescura, TODOS ESTAMOS SUJEITOS A ELA!

8 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho ! Muito interessante !!!

    ResponderExcluir
  2. instigante... me lembrou um livro li do augusto cury...

    as pessoas se consideram doentes como na verdade elas nao SAO doentes elas ESTAO DOENTES e é comprovado que tratamentos a base de terapias degrupos etc sao mto mais eficientes que medicamentos...

    ResponderExcluir
  3. Holla Prima... vamos lá:
    quando a Depressão, hj é um mal que afeta o animal racional, devido a uma questao multifatorial como vc mesmo disse(genetica, meio ambiente, etc..)porem é um mal que todos em alguma etapa da vida passaremos; oque diferencia o fisiologico do patologico é a Intencidade e a duração desse evento.... oque nos leva ao fator genetico de adaptaçao e resposta a essa açao....

    O incremento na venda de anti depressivos nada mais é que um jogo da industria farmaceutica com a infeliz conivencia do medico, que prefere prescrever tal droga paliativa ao invés de buscar o centro do disturbio emocional.... (claro que tudo isso é relativo, cada caso tem de ser muito bem avaliado)

    As pessoas nunca sabem descrever exatamente o que as molesta... ai cabe ao medico bem treinando chegar ao ponto onde ele quer com uma boa relaçao medico-paciente, consequentemente uma boa anaminese.

    bem prima parabens... gostei do seu ponto de vista... abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Dai, otimo o posto, em pleno ano de 2010, com tanta gente doente, é deprimente saber que muita gente ainda não acredita que existe doença psicologica, continue expondo sempre, parabens, bjo, bjo, bjoooo....... Julio Braga

    ResponderExcluir
  5. Day... parabensS!
    desejo frutos ao seu brilhante trabalho...realmente especial...

    ResponderExcluir
  6. Parabens querida sucesso em blogs...
    muitos interessante seu trabalho..
    bjks

    ResponderExcluir
  7. Olá Daiane!
    Realmente a depressão pode desencadear por vários fatores, e eu cito um aqui que tem sido grande estopim: o estresse... a vida moderna exige muito de nós, temos que produzir, produzir e produzir...consumir, consumir e consumir...ser eficiente, eficiente e eficiente rs cumprir metas e metas, enfim...esta lotação de afazeres faz com que fiquemos tão cansados que esquecemos de nos olhar com mais cautela...com paciencia...
    realmente todos estao vulneraveis e sinceramente acho que os remedios anti depressivos deveriam ser utilizados em ultima hipotese.... eu ja utilizei e não obtive sucesso, ao contrario eu piorei. Nao atribuo isto ao remedio. Mas curiosamente ao me submeter ao tratamento homeopático tive a grata surpresa em recuperar o eixo que havia perdido =)

    ResponderExcluir