terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tardio, porém eficaz!

A educação ela é construtiva e valoriza o individuo que muitas vezes nem ele mesmo tem em si o quanto, mas com o passar do tempo passa a enxergar o valor que a educação tem em sua vida. Pois o saber é um investimento visto somente a médio e longo prazo, olhando a partir de questões financeiras e até mesmo sociais.
O individuo não dotado de poder monetário vive geralmente a margem da sociedade, principalmente nos grandes centros urbanos onde estas pessoas são encontradas em periferias e favelas, e com as tais situações de vivencia se encontram também totalmente ou quase sem condições educacionais deixando assim de ter uma base de conhecimento para que haja a postulação do aprendizado mais tarde.
É mais do que notório que o individuo com condições precárias em questões primeiramente financeiras, esta que ocasionalmente leva a outros problemas, tende a entrar em um mundo onde o crime, drogas, prostituição é o melhor que si tem a fazer naquele momento em que se encontra. Mas como o Estado viu que o crime não estava acontecendo somente às margens, mas estava começando a chegar aos centros urbanos passou a intervir, mas nem sempre da melhor maneira, pois se usa a mesma arma que lhe apontada para tentar converter a situação.
A construção do saber é árduo, pois só é visto como já foi dito a médio e longo prazo, mas aqui está o ponto chave, pois é dessa forma em que pode-ser convertidos a violência, estudos comprovam, e desmente discursos elitistas. Pois culpar o pobre por ser pobre, o bandido por ser bandido, e o deixar a margem é uma violência que em pleno século XXI tem acontecido e é inadmissível, violência que é piorado quando o Estado si sente ameaçado e invade cruelmente as favelas, onde 98 por cento da população são honestas e trabalhadoras, e os outros dois por cento foram corrompidos por falha de um sistema brutal ao qual nos encontramos que é o capitalismo. Mas não é o capitalismo em si que agride a população, não adianta criticar o sistema, é o mau uso deste, pois moramos no país numero um em termos de arrecadação de imposto, mas nada ou quase nada é convertido ao bem comum da sociedade.
A falta de atenção e por conseqüência de investimento por parte dos governos gera uma população alienada e revoltada, e aí que o aprendizado, a educação, a cultura faz falta, pois o individuo que não consegue si reconhecer como um ser histórico, fazendo parte da construção de um país, do seu país jamais saberá de forma nenhuma comportar-se como um cidadão fardado de direitos e deveres em uma sociedade.
O caminho para uma sociedade bem sucedida é com certeza por meio da educação e do lazer, direitos estes que são garantidos por lei, mas que não são cumpridos.
Portando, o aprendizado tem sim um papel muito profundo e impactante na sociedade como um todo basta olharmos para alguns paises da América do norte e europeus, por exemplo, pois estes países se preocupam com a produção cultural e como resposta tem excelência em questões educacionais.

8 comentários:

  1. texto muito bom... muito crítico...

    vc tem muito talento... to orgulhoso

    ResponderExcluir
  2. Use mais sinônimos e releia o que você escreve!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Vinny e okay Thiago, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Daii, muito legal sua iniciativa do blog, é uam ótima ferramenta para se expressar e comunicar!
    Só mais concisão, frases mais curtas... assim o texto se torna mais claro e menos cansativo tá?
    bjoo
    e se dedique! vale a pena ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo toque, Lissa... continue passando por aqui, adoroO suas dicas! :)

    ResponderExcluir
  7. Adoro sua convicção...
    Sargitariana com ascendente em Aquario!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Parabens... um texto instrutivo e deverás interessante, continue sempre com esse talento e vontade, compartilhando todo esse conhecimento com os demais !
    Bjão Day

    ResponderExcluir